7 dicas de como fazer um e-mail marketing

Antes de sair enviando mensagens para vários e-mails é preciso entender como fazer m e-mail marketing, pois ele tem um papel muito importante na conversão de leads em clientes e também na criação de uma boa relação com eles. É necessário prestar atenção a alguns requisitos para conseguir ter uma estratégia eficiente de e-mail marketing. Neste artigo você verá 7 dicas de como fazer um e-mail marketing que dá excelentes resultados.  

Jamais compre lista de emails

Essa primeira dica para você que deseja fazer um e-mail marketing é muito importante. Mesmo que seja difícil controlar a tentação de conseguir uma lista com milhares de contatos, jamais compre lista de e-mails.

Você precisa ter em mente que uma lista com milhares de pessoas que não tem conhecimento de sua marca, não vai ser muito produtiva, ao contrário daquela lista que tem poucas pessoas, mas que lhe deram autorização para enviar conteúdos, ou seja, conhecem a sua marca.

Dessa forma, procure enviar mensagens somente para aquelas pessoas que concordaram em receber o seu conteúdo.

Mostre o objetivo da mensagem

Outra dica para fazer um e-mail marketing de qualidade é mostrar logo o objetivo da mensagem. As pessoas andam sem tempo para leitura, então quanto mais objetivo você for, melhores os resultados. Por isso, crie um título atraente que traduza o conteúdo do seu e-mail.

Por exemplo, se você trabalha com courvin mostre logo de início as qualidades deste produto. Deixe claro que se trata de um material muito resistente e confortável, além dos preços com descontos e outras promoções.

Utilize ferramentas de envios

Muitas pessoas utilizam a sua plataforma de emails do estabelecimento para fazer e-mail marketing, mas essa prática pode ser muito arriscada já que esse é um dos requisitos para que o remetente seja considerado spam.

Desse modo, você não poderá medir os resultados reais desses envios. Assim, nunca mande os seus emails por meio dessas plataformas individuais.   

Elabore sua própria lista de emails

Em vez de você comprar uma lista de e-mails, elabore sua própria lista de endereços. Você pode fazer isso de diferentes formas. Uma opção é elaborar landing pages e ficha de inscrição no seu site. Também poderá conseguir leads por meio de anúncios através das redes sociais.

O importante é conseguir o maior número de informações de um cliente. Dessa forma você poderá segmentar essa lista em categorias particulares.

Elabore conteúdos relevantes para seus leitores

Outra dica importante é criar conteúdos relevantes para seus clientes. Para isso, é preciso dar atenção a alguns aspectos como, por exemplo, evitar mandar mensagens que só falam sobre determinado produto ou serviço, meio que passando a impressão de que estar empurrando tal coisa para o cliente.

Você precisa agir como um facilitador que auxilia os consumidores a solucionarem seus problemas.   

Elabore uma mensagem que seja atrativa

Elaborar uma mensagem que seja atrativa também é fundamental para o sucesso do e-mail marketing. Você precisa usar algo que chame a atenção do seu cliente. Nunca faça e-mail marketing apenas com imagens, uma vez que muitas pessoas não conseguem abrir a imagem.

Verifique o desempenho dos envios antigos  

Sempre siga os resultados de suas ações. É necessário verificar cada envio particularmente para entender o que estar dando resultados e onde estar precisando melhorar. É preciso ficar atento aos detalhes como números de e-mails enviados, horários, clique e muitos outros.