SEO: saiba mais sobre como usar essa estratégia de marketing digital

Hoje, a maioria das pessoas sabe que a otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization – SEO) é fundamental para ter um negócio online bem-sucedido. O que nem todo mundo pode saber é exatamente como usá-lo em seu plano de marketing digital. A incorporação de palavras-chave estrategicamente escolhidas, com conteúdo valioso, pode aumentar drasticamente sua presença na internet e, com isso, seus resultados. Ainda mais importante, saber como seus clientes o acham é uma informação valiosa.

Mas, primeiro, o que é SEO? Sabemos o que significa o termo SEO, mas o que realmente significa no mundo do marketing? Ao criar ou atualizar o site da sua empresa, o uso de SEO e palavras-chave é essencial para ser descoberto organicamente online. Os leads orgânicos são o que você deseja buscar, pois essas pessoas o encontraram por meio de um mecanismo de pesquisa ou outra avenida gratuita. Quando mecanismos de pesquisa, como Google, Yahoo e Bing, rastreiam seu site, eles querem encontrar palavras relevantes para o que as pessoas estão pesquisando mais. 

Como isso tudo funciona

Os mecanismos de pesquisa geralmente são os softwares que rastreiam o conteúdo da página da web. Ao contrário dos humanos, eles são orientados por texto. Eles executam um conjunto específico de atividades, como varredura, rastreamento, armazenamento de índices e recuperação. Os mecanismos de pesquisa utilizam algoritmos complexos e baseados em diferentes fatores, incluindo os seguintes:

• Meta Tags: as meta tags fornecem metadados sobre o documento HTML que são usados ​​pelos mecanismos de pesquisa na avaliação do conteúdo do site.

• Links de entrada: o link de entrada é um hiperlink colocado em outros sites que aponta para ou navega no seu site. Os motores de busca utilizam links de entrada para classificar os sites. Portanto, é necessário garantir que os sites que fornecem links de entrada para o seu site tenham classificações altas com tráfego considerável.

• Densidade da palavra-chave: fornece uma ideia do número de vezes que uma palavra-chave específica é usada no conteúdo do seu site. A densidade de palavras-chave é um fator importante para determinar se uma página da web é relevante para uma palavra-chave especificada.

• Conteúdo em um site: o conteúdo em um site é o aspecto mais importante para as classificações nos mecanismos de pesquisa. Ter conteúdo de qualidade nos sites, otimizado com palavras-chave relevantes, torna o site valioso também para os visitantes e os mecanismos de pesquisa.

Quais estratégias aplicar para o seu negócio

Crie conteúdo de qualidade

Você quer que as pessoas acessem seu site e permaneçam lá o tempo suficiente para ver o que você faz e oferece. Com conteúdo de qualidade, você pode envolver seus usuários e convertê-los de cliente em cliente. 

Otimize o conteúdo já existente

Não há como garantir que você se classifique como número um nos principais mecanismos de pesquisa, mas seu objetivo deve estar entre as primeiras páginas, por isso faça também a otimização do site. Certifique-se de ter um título e uma descrição que contenham palavras-chave para cada página do seu site. Além disso, adicione texto às suas imagens via texto alternativo. As imagens em um site são ótimas, mas os mecanismos de pesquisa não podem exibir fotos. Adicione o nome do site ou uma breve descrição sobre o que você faz nos arquivos de imagem.

Preste atenção às tendências tecnológicas

A tecnologia cotidiana melhora e novos serviços estão disponíveis. Saber o que está lá fora e como isso pode beneficiar você pode ser fundamental para o seu negócio online. Se você não está mudando com a tecnologia, encontrará menos clientes na Internet e um resultado fraco. Fique por dentro de como o Google classifica os sites e use as ferramentas do Google Analytics. Isso o guiará a um site mais bem-sucedido.

Observe a concorrência

Saber quais palavras-chave são usadas para direcionar tráfego para o site da concorrência pode ser uma informação valiosa de marketing para sua empresa. Sites especializados nisso podem ser uma ótima ferramenta para usar em sua ação de marketing orientada a dados.

Invista em links externos

Ter pelo menos dois links externos aumenta o seu SEO. Certifique-se de vincular artigos relevantes, mas não da concorrência, e de vincular palavras-chave. Os backlinks são excelentes para isso! Com estratégias de link building, você influencia e melhora a popularidade do seu site.

Com essas dicas básicas, você pode perceber uma mudança significativa em seus resultados. Faça sua pesquisa, otimize seu site para aumentar seu ranqueamento de SEO, teste o que você implementou e use os dados coletados para sempre aprimorar sua estratégia de marketing!