3 ideias criativas de marketing no WhatsApp

O WhatsApp é ideal para clientes e clientes em potencial jovens, já que eles costumam usar todos os dias o app para se comunicar. Aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm excelentes taxas de engajamento. 98% das mensagens móveis são abertas e lidas. 

Dessa forma, WhatsApp pode permitir que seu público compartilhe seu conteúdo por meio de canais privados. Mesmo que você não faça marketing pelo WhatsApp, é provável que seus clientes em potencial já o estejam usando para compartilhar seu conteúdo. 

O WhatsApp é gratuito, pode enviar imagens, folhetos, catálogos e muito mais, obter feedback de seus clientes, realizar discussões e reuniões de grupo, alertar seus clientes sobre novos produtos ou ofertas. 

Mais importante ainda, as mensagens são menos prováveis de serem perdidas. Os alertas de mensagens offline garantem que o usuário saiba que uma mensagem está aguardando. E a maioria das pessoas abre as mensagens que recebem de maneira bem rápida. 

1 – Crie uma marca no WhatsApp

Quando você entra em uma conversa particular com o cliente, tem a oportunidade de fortalecer a identidade da sua marca. O jeito como você conversa com o cliente, escolha de palavras, conteúdo, tudo deve refletir a imagem da marca.

Muitas marcas criam uma persona com nome, imagem, voz e personalidade que está muito condizente com as suas comunicações. Assim, pode ser criado um personagem para fazer parte da campanha de marketing no WhatsApp. 

2 – Crie um buzz

Criar campanhas do WhatsApp que gerem um burburinho em torno de um produto novo ou futuro é ótimo. Caso esteja lançando algum produto novo ou reinventando um antigo, pode criar uma campanha interativa para compartilhar o produto novo ou serviço através do Marketing.

A campanha tem que ser focada na participação dos clientes, gerando entusiasmo em relação ao lançamento. A campanha exclusiva no Whatsapp gera o buzz necessário para o lançamento. Ao criar essa empolgação em torno do produto, a campanha se torna mais interativa, divertida e consegue passar todos os aspectos do produto. 

3 –  Incentivar a participação

Existem duas formas de adicionar uma perspectiva maior a sua lista de contatos quando você quer fazer marketing usando o WhatsApp. É possível pedir o número ou ainda dar o seu número, esperando que ele adicione a sua lista de contatos.

Para que um cliente compartilhe o número de telefone pessoal, ele precisa ter um certo nível de confiança com a marca. A divulgação do seu número também não pode ser a única garantia de que ele vai querer te adicionar. 

Dar um incentivo para os clientes através de ofertas, brindes ou ainda competições podem facilitar esse processo. Por exemplo, existem marcas que convidaram os usuários do WhatsApp a participar de uma competição.

Essa competição pode ser um teste para ganhar algum produto ou brinde gratuito, através de perguntas simples que podem ser feitas mesmo dentro da plataforma. Essa interação ajuda a empresa a ganhar mais contatos no WhatsApp, criando também um buzz em cima da marca.