3 maneiras de criar uma estratégia de experiência do cliente

Uma estratégia que prioriza o cliente pode ajudar sua empresa a aprimorar a experiência do cliente, aumentar a retenção de clientes e aumentar a produtividade dos funcionários. 

Quão? Nesta postagem, destacamos algumas maneiras comprovadas de colocar seus clientes em primeiro lugar.

O que é uma estratégia do cliente em primeiro lugar?

Uma estratégia que prioriza o cliente é um plano de negócios que gira em torno do sucesso de seus clientes. 

Ele se concentra em melhorar a experiência do cliente, resolvendo os principais problemas, seja por um produto de qualidade ou uma boa conversa no whatsapp gb.

Isso inclui abordar os seguintes pontos:

  • Quais são as expectativas do seu cliente?
  • Quais são os problemas comuns que seus clientes procuram resolver?
  • Como você pode facilitar a vida de seus clientes?
  • Como a equipe do seu cliente está configurada?
  • Como você pode melhorar as experiências de seus clientes aproveitando histórias de clientes do passado?

Além de focar nos clientes, uma estratégia eficaz do cliente em primeiro lugar também se concentrará nas necessidades dos funcionários. 

Afinal, são seus funcionários que irão interagir com seus clientes ou criar produtos e serviços para eles. 

Se seus funcionários se sentirem subestimados, eles não se empenharão 100% na satisfação de seus clientes.

Por que você deve colocar seus clientes em primeiro lugar

Qualquer empresa que dependa de receitas recorrentes deve colocar seus clientes em primeiro lugar. 

O engajamento aprimorado e a qualidade das interações com o cliente conduzirão as vendas ao longo do tempo. 

Todos nós sabemos que clientes satisfeitos gastam mais e são mais propensos a indicar sua empresa a outras pessoas.

Uma abordagem que prioriza o cliente que se concentra na solução dos problemas dos clientes aumentará a longevidade do seu negócio.

3 elementos da estratégia do cliente a considerar

Uma estratégia de cliente eficaz geralmente consiste em duas iniciativas: focada no cliente e focada no funcionário. 

Você precisará prestar atenção às necessidades e expectativas de seus clientes e funcionários para que possa colocar seus clientes em primeiro lugar. 

1. Entenda sua base de clientes

Se ainda não o fez, é extremamente importante criar personas dependendo do seu cliente. 

Criar personas de clientes ajuda você a entender a mentalidade de seu público, suas necessidades, demandas, expectativas, preferências e assim por diante. 

Isso pode ajudá-lo ainda mais a atendê-los melhor.

Ao não entender as necessidades de sua base de clientes, você pode não ser capaz de orientar os clientes ao longo da jornada certa. 

Além disso, talvez você não consiga resolver seus problemas rapidamente.

2. Estude o comportamento e as necessidades do cliente

Para ter uma verdadeira estratégia que prioriza o cliente em 2021, você precisará prestar atenção às necessidades do cliente. 

Isso ajudará você a manter uma conta de alta qualidade. É muito importante estudar seus clientes para que você possa responder proativamente às suas necessidades.

Comece rastreando as métricas do cliente, como valor vitalício (LTV), retenção do cliente, satisfação e pontuação líquida do promotor. 

Certifique-se de que todos os departamentos (especialmente vendas, operações e suporte) tenham acesso a esses dados. Sua empresa pode então começar a construir uma experiência geral incrível para o cliente.

3. Foco na melhoria da experiência do funcionário

A experiência do funcionário deve ser considerada como parte da estratégia do cliente. O valor de uma ótima experiência do funcionário é imenso!

Isso significa tomar medidas importantes para melhorar a experiência coletiva de seus funcionários. Você pode considerar incentivos populares, como trabalho remoto e vantagens.