Indicadores-chave de desempenho para ajudar a melhorar seu marketing

Como profissional de marketing, você usará indicadores-chave de desempenho (KPI) para medir o sucesso.

Assim, diversas empresas de segmentos diferentes podem procurar por indicadores de desempenho para entender como o seu trabalho está sendo realizado e entender como evoluir.

A seguir, vamos aprender mais sobre KPIs e revisar alguns exemplos de KPIs de marketing que podem ajudá-lo a melhorar seu marketing.

O que é um KPI?

Um KPI é um indicador chave de desempenho que mede o desempenho de sua empresa para atingir uma determinada meta ou objetivo. 

Existem KPIs para cada aspecto do negócio, seja financeiro, marketing, vendas ou operacional.

Essencialmente, os KPIs são métricas mensuráveis ​​que medem o desempenho geral ao longo do tempo. Uma ótima maneira de analisar e relatar seus KPIs é criar painéis personalizados em seu software de automação.

Portanto, agora que entendemos o que é um KPI, vamos dar uma olhada em alguns exemplos.

Para os propósitos de hoje, vamos nos concentrar em KPIs de marketing, mas para aprender mais sobre as métricas de vendas, confira nosso guia final.

Exemplos de KPI

  • Custo de aquisição do cliente (CAC)
  • Valor vitalício de um cliente (LTV)
  • Retorno do Investimento (ROI)
  • Retorno do investimento em publicidade (ROAS)
  • Leads qualificados de marketing (MQL)
  • Leads qualificados de vendas (SQL)
  • Crescimento de Seguidor
  • Taxa de conversão
  • Visitantes do site
  • Engajamento de mídia social
  • Tráfego de referência
  • Net Promoter Score (NPS)
  • Tráfego Orgânico
  • Presença do evento
  • Fidelização de clientes

1. Custo de aquisição do cliente (CAC)

O custo de aquisição do cliente (CAC) mede a quantidade de dinheiro necessária para converter um cliente potencial em um cliente.

Essa métrica pode ser usada para melhorar seu marketing, pois ajuda você a tomar decisões orçamentárias importantes.

Por exemplo, você não quer gastar muito dinheiro conquistando um cliente se isso não resultar em lucro. 

Basicamente, isso ajuda as empresas a decidir quanto dinheiro gastar para atrair clientes.

2. Valor vitalício de um cliente (LTV)

Outra métrica que pode ajudar a determinar quanto dinheiro gastar em marketing é o valor da vida de um cliente. 

Essa métrica indica o valor total da receita que uma empresa pode esperar obter de um único cliente.

Esta é uma métrica útil para comparar com o CAC. Por exemplo, se seu CAC for maior do que seu LTV, provavelmente você está gastando muito dinheiro para adquirir seus clientes.

3. Retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno do investimento em marketing refere-se à quantidade de dinheiro que você ganha em comparação com o custo de marketing.

Para calcular isso, você subtrairá as despesas de marketing do crescimento das vendas e, em seguida, dividirá pelo custo de marketing para obter o retorno do seu investimento.

Em marketing, tenha em mente que pode ser difícil atribuir diretamente o crescimento das vendas a uma campanha de marketing. 

Se for esse o caso, você pode subtrair o crescimento orgânico médio das vendas e o custo de marketing do crescimento das vendas e dividi-los pelo custo de marketing.