Você sabe quais os cuidados necessários para vender pela internet?

Grande parte dos vendedores que usam a internet como ferramenta de trabalho, não pensam no quão perigoso pode ser fornecer os dados pessoais online e acabam cometendo esse erro, colocando em risco não apenas o seu negócio, mas também sua vida pessoal.

Portanto, confira a seguir quais são os cuidados necessários você deve seguir para vender pela internet.

Proteja o seu domínio

Proteger seu domínio é o primeiro passo para vender com segurança. Afinal de contas, uma invasão de apenas alguns minutos pode significar a perda de um trabalho construído às vezes por anos.

Uma das dicas para que seu site esteja protegido — que pode até parecer simples, mas é muito importante se atentar na hora de fazer seu cadastro — é escolher uma senha forte e confiável que contenha letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Quanto maior e mais aleatória, melhor. 

Outra dica essencial é sempre revisar os seus dados cadastrais e mudar sua senha imediatamente caso perceba qualquer mínima alteração.

Além disso, procure acessar sua plataforma utilizando outros e-mails, como um usuário desconhecido, por exemplo. Ao acessar o site desse modo, você pode observar se algum anúncio não permitido está aparecendo no seu site e tomar as devidas providências. 

Promoções e descontos não autorizados por você também podem significar uma invasão, então fique atento! Nesses casos, o link da propaganda costuma direcionar diretamente para um domínio fraudulento.

Forneça apenas os dados necessários

Muitas plataformas de venda online não disponibilizam a opção para que sejam incluídos números de telefone e CEP na descrição ou nos comentários dos produtos, e isso ocorre justamente para evitar que você acabe passando — ou recebendo — dados pessoais sem necessidade.

Hoje em dia é muito simples localizar pessoas pelo nome, portanto, evite postar seu nome completo, passar informações como o lugar onde você trabalha, horário em que termina seu expediente nos comentários, dentre outros detalhes, mesmo que esteja em negociação.

Nunca se sabe quem são as pessoas que estão de olho nos sites e grupos de compra e venda de produtos, então todo cuidado é pouco!

Crie um cadastro exclusivo para as suas vendas

Se você possui apenas uma plataforma exclusiva, talvez esse passo não seja tão necessário. No entanto, mesmo assim, é bastante útil, pois é uma segurança a mais para o seu negócio. Além disso, ter um e-mail exclusivamente para sua vida profissional transmite muito mais credibilidade aos clientes quando eles fizerem contato com a sua loja.

Agora, se você faz as suas vendas através de uma plataforma coletiva, como um marketplace, por exemplo, esse é um passo fundamental, pois evita também que você e sua loja caiam em fraudes. 

Ao acessar um e-mail não confiável, o nome do endereço pode ficar com os seus dados e hackear a sua conta. Então, se você estiver utilizando o cadastro com seu usuário pessoal, pode perder tudo que tem guardado, desde informações confidenciais à sua conta para recuperar senha.

Portanto, crie um e-mail exclusivo para tratar todas as questões profissionais por meio dele. Dessa forma, mesmo que você não tenha condições de comprar o seu próprio domínio logo no início, pode fazer seu usuário com o nome da empresa usando as contas do Google ou Outlook.

Confirme os dados dos clientes

A maior parte das fraudes que ocorrem em vendas está associada às falsas informações fornecidas pelos consumidores. Documentos falsos e dados inverídicos sobre o perfil financeiro são algumas das situações que ocorrem frequentemente no mercado, com diversas empresas. 

Por essa razão, além de poder achar pessoa pelo rg grátis, é interessante contar também com uma ferramenta de confirmação de dados dos clientes, pois é uma forma para contribuir diretamente com a segurança nas vendas.

Com o crescimento constante do meio digital, cruzar dados de consumidores e empresas tornou-se algo extremamente simples e ágil. Empresas especializadas nesse tipo de atividade oferecem um suporte amplo e confiável e extremamente amplo, fazendo com que confirmar dados cadastrais e outras informações se torne bem mais acessível.

Portanto, não abra mão destes processos e tenha uma equipe altamente treinada para que saiba como se portar nessas situações, pois 

Invista em segurança digital

Quem negocia online, infelizmente, está sujeito a fraudes com cartões de crédito e golpes envolvendo falsidade na identidade do comprador. Já no processo de vendas presencial, existe risco da falsificação de cédulas e uso de documentos falsos e/ou de terceiros.

Portanto, no caso de vendas online, a tecnologia pode ser uma das principais aliadas dos negócios. Dispositivos, softwares e soluções informatizadas ajudam a dar suporte ao empresário e aumentam muito mais a segurança no processo de vendas. O que ocorre é que os sistemas oferecem dados reais e concretos do comprador, ajudando a empresa a conhecer melhor seus clientes — como foi dito anteriormente. Agora, se tratando de vendas presenciais, alguns equipamentos auxiliam na verificação de cédulas e reduzem a ocorrência desse tipo de fraude. 

Então, independentemente do formato de vendas mais utilizado pelo negócio, é essencial investir em segurança digital e apostar em ferramentas e soluções capazes de capturar dados do mercado e oferecer uma avaliação segura sobre seus clientes, pois isso irá evitar que pessoas que aplicam golpes atrapalhem a sua empresa financeiramente.