WhatsApp marketing: descubra como usar essa ferramenta

O WhatsApp é um dos aplicativos que tem maior popularidade no Brasil. Com bilhões de usuários ativos todos os meses, o aplicativo se tornou essencialmente um meio de comunicação. 

Por conta disso, se tornou uma grande oportunidade de divulgar negócios e aumentar as vendas. Assim, surgiram novas estratégias para fazer o marketing digital no WhatsApp acontecer. 

Promovendo produtos e serviços, também é possível estabelecer um meio de contato e estimular a melhora no relacionamento com os clientes. Assim, o WhatsApp Business surgiu também como uma ferramenta mais vantajosa para isso e o YoWhatsapp figura entre os principais Mods para Whatsapp.

Marketing no WhatsApp

Assim como qualquer ambiente que vai ser aplicada uma estratégia de marketing, é fundamental planejar muito bem como as ações serão aplicadas para promover a marca e ainda ajudar os clientes. 

Assim, primeiro, saiba qual é o seu objetivo, o que vai ser feito e ainda qual vai ser o retorno. Para tal, o WhatsApp é um canal bem versátil para propaganda, do mesmo jeito que o e-mail marketing, mas com mais vantagens. 

As pessoas utilizam mais o aplicativo e abrem mais vezes do que o email. Hoje em dia, todo mundo passa o dia com o celular conectado, por isso, as chances de ter a mensagem sendo lida são bem maiores. 

Relacionamento com os clientes

Uma das dificuldades que os empreendimentos encontram é como conseguir manter uma boa relação com os clientes, fidelizando a relação mesmo depois que eles comparam o serviço ou produto.

É bem melhor manter um cliente por perto já que a fidelização é muito mais rentável do que adquirir novos clientes. Quando eles realizarem a compra, queriam atender alguma necessidade. 

Alguns produtos precisam de uma atualização ou de um contato mais próximo para poder aproveitar ao máximo o serviço. O WhatsApp pode ser um canal usado para atingir essas metas. 

Suporte ao cliente

O WhatsApp pode ser mais um espaço para que os seus clientes peçam ajuda, o que aumenta a chance de retenção. Toda empresa conta com dificuldade nos seus produtos ou serviços que podem dar errado alguma vez.

Por isso, é fundamental estar pronto para ajudar o seu cliente e é aí que entra o suporte. Veja todos os tipos de problemas possíveis e o ajude o quanto antes. Melhor ainda se tiver uma equipe especializada para isso.

Não precisa ser apenas os problemas mais sérios, a ajuda pode ser desde uma dúvida sobre horário de atendimento, reunião ou algo mais complexo. O app pode ser ótimo para esse tipo de função, sendo mais lugar para se mostrar disponível, tirando dúvidas, dando orientações, recebendo feedbacks.

Divulgação

Além de conseguir melhorar a sua relação com o cliente, é possível estabelecer uma nova forma de divulgar e vender os seus produtos ou serviços. Já tem clientes fiéis? Então, apresente as novidades para ele.

Ainda mais se tem negócios com ofertas mensais ou semanais, sendo uma ótima oportunidade de estimular novas compras. Ofereça cupons de desconto, um benefício bem claro para que o cliente queira manter o contato.